Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806

Compartilhe esta página

Título: Construção civil: matemática formal X matemática informal.
Autor(es): SILVA, Dimas Camilo da
Palavras-chave: Etnomatemática; Construção civil; Geometria plana; Matemática - Estudo e ensino
Data do documento: 12-Dez-2017
Citação: SILVA, Dimas Camilo da. Construção civil: matemática formal X matemática informal. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo de pesquisa compreender como trabalhadores da construção civil, que não possuem o Ensino Fundamental completo, fazem aplicações matemáticas. E como objetivos específicos: Identificar como alguns conceitos matemáticos são utilizados por trabalhadores na construção civil; Relacionar os termos matemáticos usados na construção civil com os conceitos matemáticos formais; Compreender como sujeitos que não estudaram determinados conteúdos matemáticos em salas de aula conseguem fazer aplicações com os mesmos. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Bail (2002), D’Ambrósio (1998, 2002 e 2007), David (et al, 2013), Duarte (2003), Gaspar (2002) e Knijnik (et al, 2012). Utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada dois pedreiros; como procedimento de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a cultura e o cotidiano permitiram a nossos sujeitos a aquisição de conhecimentos, como os relacionados a Volume, Área e Ângulos, mesmo sem que tenham vivenciado na escola. Ao mesmo tempo esses conhecimentos informais possuem uma relação direita com o conceito formal de cada um desses elementos. As fórmulas usadas pelos sujeitos para resolver os problemas propostos são as mesmas usadas na matemática formal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Dimas Camilo da.pdf743,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons